Protetor do coração
O painço pode ser considerado um alimento auxiliar na saúde cardiovascular devido ao seu alto teor de magnésio. Estudos mostram que o magnésio tem um papel importante na redução da pressão arterial e do risco de infartos. Uma xícara de painço cozido fornece 25% da necessidade diária de magnésio.
Fortalecedor dos ossos
O fósforo é essencial tanto no funcionamento como na estrutura do nosso corpo. Faz parte da matriz dos ossos, por isso alimentos fontes de fósforo são importantes para mantê-los fortes e resistentes.
Energizante
A principal energia utilizada pelo nosso corpo se chama ATP e é dependente de fósforo. Sendo assim, esse cereal ajuda a melhorar o ânimo e combater a fadiga. O fósforo participa ainda da formação de nossas células nervosas, melhorando memória e concentração.
Auxílio no combate ao diabetes
O painço assim como outros cereais integrais é boa fonte de magnésio. O magnésio está relacionado com a secreção de insulina e melhor uso de glicose Além disso, a semente também é uma ótima fonte de fibras, que auxiliam no controle da absorção da glicose.
Prevenção de cálculos biliares
Alimentos ricos em fibras, como o painço, podem evitar o surgimento de pedras na vesícula. Estudos mostram que pessoas que têm uma dieta com maiores quantidades de fibras têm 13% menos risco de terem pedras na vesícula se comparados aos que consomem menos. A presença de fibras na alimentação diminui a absorção de gordura e a secreção de bile, daí menos chance dos cálculos.
Prevenção do câncer de mama
Uma dieta rica em cereais integrais, como o painço, por causa dos nutrientes antioxidantes e fibras, oferece proteção contra o câncer de mama em mulheres na pré-menopausa. O painço tem ainda lignanas de efeito protetor contra o câncer.